CCS
A CCS, ou contagem de células somáticas, consiste em uma importante ferramenta que indica a saúde da glândula mamária de vacas leiteiras. As células somáticas são representadas por células de descamação do epitélio da própria glândula mamária e por células de defesa (leucócitos) que passam do sangue para o úbere.
Vacas sadias e com boa saúde da glândula mamária possuem valores de CCS de até 200.000 células/mL de leite. Valores superiores indicam que há algum desequilíbrio na glândula mamária. Este desequilíbrio pode ser de origem sanitária, alguma outra doença que aumente a CCS no leite ou pode ser por mastite .
Nitrogênio Ureico
O nitrogênio uréico é um composto presente naturalmente no leite, relacionado diretamente a nutrição dos animais.
A determinação deste teor no leite é feita na mesma amostra encaminhada ao laboratório para análise de gordura, proteína, sólidos e CCS. Pode ser realizada tanto nas amostras individuais dos animais, como também na amostra do tanque coletada.
Existem vários trabalhos que indicam teores adequados de ureia no leite, variando de 11 a 16 mg/dL de leite. Com esta concentração, temos indicativos de que o balanço de proteína e energia da dieta está adequado ou não.
Análise de composição
Realizar a análise de composição do leite é de fundamental importância para auxiliar os produtores a garantir um produto de qualidade.
Este processo consiste em analisar principalmente fatores como: gordura, proteína, lactose e extrato seco. Estas análises permitem correlacionar os dados de composição com aspectos do balanceamento da dieta e a ocorrência de doenças.
Cultura On Farm
A cultura OnFarm é uma ferramenta poderosa que permite conhecer os principais patógenos causadores de mastite na fazenda, para poder começar um trabalho preventivo para o combate deste problema e evitar que novos casos ocorram no rebanho.
É importante salientar que para a realização desta análise a coleta das amostras deve ser feita em frascos esterilizados e livre de conservantes.